Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Impressões do livro A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

TÍTULO: A MAIS PURA VERDADE
AUTOR:  DAN GEMEINHART
EDITORA: NOVO CONCEITO EDITORA
PÁGINAS: 224


SINOPSE: A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


A Editora Novo Conceito é formada em destruir corações dos leitores, assim como os autores publicados pela mesma. E com as primeiras 95 folha de A Mais Pura Verdade não foi diferente. Mesmo sendo apenas 95 folhas!

95 folhas essas que são simplesmente perfeitas. Tanto pela narrativa do autor, quanto pela diagramação - provando que a versão completa deve estar linda. 

A história centra em Mark, um garoto de 12 anos que sofre de uma doença grave a certo tempo, iimpossibilitando-o de fazer coisas normais na vida de uma criança,  como brincar e ir a escola. 

De início, uma clichê história de câncer. 

Mas as coisas mudam quando Mark descobre que sua doença se agravará e decide fugir de casa - eu não faria isso - em direção ao Monte Rainier, para realizar seu sonho, escalar o mesmo.

Aparentemente a única pessoa que sabe é sua melhor amiga desde sempre Jessie. E é envolvendo ela que existe uma das melhores frases dessas 95 páginas:

Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?

E o fiel amigo de Mark nessa aventura é Beau, seu cachorro que o acompanha em todos os momentos difíceis de Mark nessas primeiras páginas. 

E o que mais chamou minha atenção nesse livro foi a narrativa de Dan e o jeito que os capítulos foram divididos (um capítulo é narrado sobre o ponto de vista de Mark e o seguido focado na família e na amiga de Mark, sempre chamado de Capítulo 1 1/2 e assim vai indo). A narrativa de Dan é muito legal, nos faz sentir como se nós fossemos Mark, seguindo ao seu lado, por cada parte de sua aventura. 

E seria tolice minha se disesse que o design não é perfeito. Na verdade, é muito mais do que perfeita. Tons azuis fantásticos, detalhes que contam um pouco da história do livro.



E o que eu necessito do momento? Do livro completo, para saber o que acontece depois daquela cena, daquela fala. Será que o Mark vai conseguir chegar ao Monte Rainier? Não sei.

Espero que tenham gostado, abaixam os meus quotes favoritos. 

"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado."

"Isto é uma coisa que não entendo: por que desistir sempre parece bom até que você o faça."



Nenhum comentário:

Postar um comentário