Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de dezembro de 1890 em Tourquay, Inglaterra. Seu pai Frederick, era um americano extrovertido que trabalhava como corretor da bolsa, e sua mãe, Clar, era uma inglesa tímida. Agatha, a caçula de três irmãos, estudou basicamente em casa, com tutores. Também teve aulas de canto e piano, mas devido ao temperamento introvertido não seguiu carreira artística. O pai de Agatha morreu quando ela tinha onze anos, o que a aproximou da mãe, com quem fez várias viagens. A paixão por conhecer o mundo acompanharia a escritora até o final da vida.
Em 1912, Agatha conheceu Archibald Christie, seu primeiro esposo, um aviador. Eles se casaram na véspera do Natal de 1914 e tiveram uma única filha, Rosalind, em 1919. A carreira literária de Agatha - uma fã dos livros de suspense do escritor inglês Graham Greene - começou depois que sua irmã a desafiou a escrever um romance. Passaram-se alguns anos até que o primeiro livro da escritora fosse publicado. O misterioso caso de Styles (1920), escrito próximo ao fim da Primeira Guerra Mundial, teve uma boa acolhida da crítica. Nesse romance aconteceu a primeira aparição de Hercule Poirot, o detetive que estava destinado a se tornar o personagem mais popular da ficção policial desde Sherlock Holmes. Protagonista de 33 romances e mais de cinquenta contos da autora, o detetive belga foi o único personagem a ter o obituário publicado pelo The New York Time.
Em 1926, dois acontecimentos marcaram a vida de Agatha Christie: a sua mãe morreu, e Archie a deixou por outra mulher. É dessa época também um dos fatos mais nebulosos da biografia da autora: logo depois da separação, ela ficou desaparecida durante onze dias. Entre as hipóteses figuram um surto de amnésia, um choque nervoso e até uma grande jogada publicitária. Também em 1926, a autora escreveu sua obra-prima, O assassinato de Roger Ackroyd. Esse foi seu primeiro livro a ser adaptado para o teatro - sob o nome Álibi - e a fazer um estrondoso sucesso nos teatros ingleses. Em 1927, Miss Marple estreou como personagem no conto "The Tuesday Night Club".
Em uma de suas viagens ao Oriente Médio, Agatha conheceu o arqueólogo Max Mallowan, com quem se casou em 1930. A escritora passou a acompanhar o marido em expedições arqueológicas e nessas viagens ambientadas em cenários exóticos. Após uma carreira de sucesso, Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976.
E, ai! Gostaram? Eu espero!
Até mais!
Paulo Henrique.
dizem que ela é uma escritora muito boa! Quero muito ler um livro dela qualquer dia! Só não sei qual ainda :S
ResponderExcluirhttp://livrodecapadura.blogspot.com.br/
Ela é incrível, sem dúvida alguma! Li apenas 3 livros dela, até então, e cada um conseguiu ser melhor que o anterior. Quem não leu ainda, corra para ler o primeiro, e se apaixonar, porque ela é, realmente, muito boa no que faz. :)
ResponderExcluirhttp://vivalivros.blogspot.com.br/
Amo Agatha Christie.
ResponderExcluirConheci a autora em um episodio de Doctor Who (serie que eu amo) e estou com vários livros dela na fila para serem lidos.
O meu preferido dela é "Assassinato no Expresso do Oriente".
http://maniadeleitor.blogspot.com.br/
Eu não li ainda "Assassinato no Expresso do Oriente", mas pretendo ler.
ExcluirAbraços!